relacionamento saudável

Ultimamente tanta gente vem falar comigo de coração partido…

Fico imaginando quantos mais não haverão por aí…

Pensando nisso resolvi dispor esse questionário inclusive àqueles que eu não tenho intimidade pra falar.  O intuito não é por minhocas na cabeça de ninguém, mas de repente aliviar ou esclarecer algo que possa estar incomodando.

Quando se está sozinho:

  • Será que o problema está nos outros sempre? ou comigo sempre?
  • Será que vc dá abertura o suficiente?
  • Não é questão de escolher demais… mas será que vc tem sido honesto com vc mesmo(a)? Quando vc olha e gosta de alguém e seus amigos dizem, é feio(a)! E vc começa a por defeito, mesmo quando nao é assim que vc pensa??
  • Será que não é a sua vez de ir até lá e se apresentar?
  • Será que falar mal de td mundo, estar de mal com a vida não é algo que repele as pessoas de vc?
  • Será que vai demorar muito pra entender que tem horas, que quando a gente não enxerga, é melhor mesmo parar e pensar sozinho mesmo, olhar de fora, olhar diferente?
  • Será que é mesmo a hora de vc encontrar alguém? será que não está precisando SE encontrar?
  • Será que não é muito egoísmo da sua parte querer todo mundo e quando alguém que vc gosta ou gostou encontra alguém vc joga de graça a sua inveja, a suas frustrações pra cima dessas pessoas?
  • E, por fim, é engraçado como quem namora quer ficar solteiro, quem é solteiro quer namorar… quando é que vamos aproveitar o que temos e quando as coisas mudarem aproveitar a nova situação? Ou será que vamos passar a vida toda infelizes? Tem hora que eu acho que as pessoas gostam de ser infelizes…

Quando se está com alguém:

  • Será que não está na hora de parar de mentir pra si mesmo?
  • Será que vc tem tanta coragem assim de estar com alguém que não gosta? De jogar seu tão valioso tempo fora? Se está em dúvida tudo bem, mas se tem certeza que não é isso que quer, será que não está na hora de deixar seu parceiro encontrar alguém que goste dele de verdade?
  • Será que não está na hora de parar de picuinhas bestas e dar valor pro que tem valor?
  • Será que essas picuinhas existem pq vc não realmente gosta da pessoa? Afinal é muito mais fácil ter paciência com quem a gente ama… não?
  • Será que vc não anda escondendo as verdades de você mesmo? Aceitando qualquer coisa que te dão, achando que tudo é amor, sendo passivo de tudo e esquecendo de vc?
  • Será que vc já parou pra ver se não desconta as suas frustrações em cima da pessoa que te ama?
  • Será que vc ama mesmo ou só está cobrindo alguma carência? Se fizessem isso com vc, vc iria gostar?
  • Será que viver e fazer tudo que a pessoa quer, não te fez esquecer de quem vc é? do que vc gosta? de quem vc ama?
  • Será que não está na hora de demonstrar mais? de escrever um bilhetinho? dar um bom dia? fazer uma prece pela pessoa? dar mais crédito? confiar um pouco mais? cobrar um pouco menos? – Será que não é hora de parar com jogos?
  • Será que ser possessivo prende mesmo? Ou será que dando liberdade a pessoa fica com vc pq ela quer?
  • Será que de vez em quando não seria bom vc segurar a sua ansiedade e dar um espaço pra pessoa respirar? Quem sabe a pessoa também te ama, e vc não dá nem tempo dela sentir a sua falta? E o contrário, será que não pode compreender que o tempo do outro não é o mesmo que o seu, e que amanhã pode ser vc que esteja carente?
  • Será que ir guardando as mágoas e não conversar é bom mesmo? será que as vezes uma simples conversa não esclarece tudo e quem sabe no final das contas, a pessoa nem sabia que fazia determinada coisa?
  • Será que vc já parou pra pensar que deixou de fazer as coisas legais pra pessoa? será que não parou de fazer sua parte?
  • Será que não é hora de esquecer ou de enfrentar suas pendência amorosas pra não torturar as pessoas? E mais que isso parar de SE torturar?
  • E, por fim e mais difícil, será que vc seria capaz de deixar a pessoa que vc “tanto ama” ir ao encontro de suas provas para que ela descubra mesmo o que precisa, se ela realmente te ama?? Às vezes, a pessoa descobre que não te ama, mas às vezes ela descobre que a coisa é com vc mesmo. De uma forma ou de outra, é só vc quem ganha.

Se vc não vê razões para fazer sua parte, repasse as perguntas.

Se vc é dos que guarda tudo, esquece tudo, deixa passar tudo, má notícia: ou você vai explodir alguma hora e humilhar, gritar, etc etc ou poderá ganhar sérios problemas de saúde,coisas ruins guardadas viram gastrite, úlcera, câncer, reumatismo, etc.

Quando a coisa acaba (um capítulo especial):

Quando acaba tudo em paz, ótimo. Dá até pra ser amigos. Mas quando pra um acaba e pro outro não… seja solidário. Tentar manter o contato, forçar o contato só dificulta para que a outra pessoa te esqueça. Se o tempo refizer a amizade, é pq era amizade mesmo. Se não, tudo bem o tempo deixa apenas as boas lembranças.

Se foi vc quem entrou com a bunda nesse acordo… comece a se perguntar:

  • Quantas vezes eu me neguei a ver as coisas?
  • Quantas vezes eu evitei conversar?
  • Quantas vezes eu bloqueei a pessoa de demonstrar o que ela sentia de verdade?
  • Será que houve realmente algo que eu poderia ter feito? e se houve, valia a pena? era o que eu queria?
  • Quantas vezes eu fui compreensivo?
  • Será que eu era realmente feliz?
  • Será que eu gostava mesmo da pessoa ou só estou assim pq eu a perdi?
  • Será que eu não devo me perdoar, quando eu realmente tenho consciencia que fiz td que eu sabia ou podia?
  • Será que vc não consegue olhar de fora e ver que isso é realmente o melhor para vc?
  • Será que eu não estou tentando manter a amizade pra me aproveitar? será que isso só não vai me torturar mais?
  • Será que eu nunca fiz nada pela pessoa e ela descobriu que merecia mais?
  • Será que eu não passei tanto tempo me guardando pela minha pendência amorosa, a ponto de não conseguir me doar e só agora que acabou eu quero fazer valer a pena, e no fim, só gerei mais uma pendÊncia amorosa?
  • Será que eu consigo aceitar que a pessoa pode ser feliz com outra pessoa que não seja eu? Ou será que eu sou tão bom assim que mal posso ver que apesar de eu ser o máximo isso não é o que pessoa quer ou precisa?
  • Será que eu não consigo ver, que apesar de eu ser mais bonita, ou bonito, eu não consigo ver em tantos momentos eu pude demonstrar mais que isso e não o fiz? Ou pior, será que eu tenho mais que isso a oferecer? É tão bobo apostar tudo nisso, por que, com tanta gente bonita, é tão fácil trocar ou ser trocado por isso…
  • Será que a pessoa seria realmente boa para seu futuro? Para seus filhos?
  • Será que vc realmente podia contar com ela?
  • Será que não foi muito melhor que ela ter saído agora da sua vida, antes que muitos outros estragos tivessem sido causados?
  • Será que ela realmente tinha o que era essencial pra vc? E vc pra ela?
  • Será que agora vc não está colhendo o resultado por ter conscientemente ter se juntado com alguém que vc sabia que não gostava de vc?
  • Será que vc só não está assim por que o sexo era bom ou o beijo era bom, ou qquer outra coisa e vc fica pensando o tempo todo que nunca encontrará nada igual e no final das contas, pode encontrar algo que nem imaginava que existia?
  • E, por fim, quando é que você vai se perdoar por não ter sido perfeito??

Resumindo…

A vida passa muito rápido para que perdamos tanto tempo nos enganando. E tudo se agrava muito mais quando fazemos isso com a vida de outra pessoa que poderia estar buscando sua felicidade e nós nem a ajudamos nem a deixamos. Imagine a sua tristeza ao ver que alguém te enganou, enquanto várias oportunidades te surgiram… e pq fazer o mesmo?

E há algo importante: Você vai entender que independente de estar ou não estar com alguém, se vc não consegue nem se fazer feliz, jamais conseguirá fazer alguém feliz. Reflita, ou saia do poço… ninguém falou que era fácil, mas por você vale a pena!!!

posted by Cassio.

